You are currently viewing 5 Lições para ser feliz

5 Lições para ser feliz

A busca pela felicidade é uma jornada universal que transcende fronteiras culturais e geográficas. Nesse caminho, especialistas em felicidade e inteligência emocional desempenham um papel fundamental na compreensão das complexas nuances da experiência humana. Sandra Teschner, uma renomada especialista em felicidade e inteligência emocional, cuja formação inclui o prestigioso título de Chief Happiness Officer, tem se destacado como uma figura inspiradora nesse campo. Sua abordagem inovadora e expertise oferecem insights valiosos sobre como alcançar e manter um estado de felicidade duradouro. Neste texto, exploraremos suas perspectivas e conselhos, mergulhando nas profundezas da busca pela felicidade e do desenvolvimento da inteligência emocional.

  • Invista em autoconhecimento. Só quem se conhece sabe o que o faz genuinamente bem. Experimentamos prazer ao realizar algo que reflete o nosso talento.
  • Ainda que os prazeres momentâneos, ou hedônicos, não garantam felicidade duradoura, provocam emoções positivas e estas são um dos pilares da felicidade. Cultive-os.
  • Crie um registro de gratidão. As demandas diárias costumam nos tirar do foco do que já temos (de bom) e fixar no preenchimento do que falta. A professora Laurie Santos sugere que se escolha periodicamente alguém para agradecer com uma carta, um e-mail. De preferência uma pessoa que tenha nos beneficiados de alguma forma, abriu alguma porta, ofereceu uma nova perspectiva e que nunca agradecemos devidamente.
     
  • Estudos da Chicago Booth School of Business e da University of British Columbia provaram em imagens que as pessoas se sentem mais felizes dando do que recebendo. Recompensas emocionais dos gastos sociais, como doar dinheiro para um banco de alimentos, foram até mesmo rastreadas em exames de ressonância magnética em um estudo da Universidade de Oregon.  Seja cuidando de alguém ou ajudando financeiramente. Mais circuitos neurais são alcançados na doação do que no ganho. A regra do dividir para multiplicar, funciona.

  • Tenha uma causa. A vida sempre precisa de um sentido e a química que suporta o bem-estar sabe disso. Um propósito não precisa ser uma ideia intangível e utópica. Qualquer maneira de assumir as responsabilidades por você e pelo mundo à sua volta fortalecem a noção de integração mínima necessária para experimentar a felicidade.